Pensar em carreira neste momento não só é possível como necessário. A ansiedade pela incerteza do que teremos pela frente pode ser canalizada para ações concretas no agora, como revisão de currículo, atualização linkedin e fortalecimento de networking (virtual, por que não?).

Quem é você como profissional? Como as pessoas te enxergam? Quais são seus diferenciais? Quando você se sente ameaçado? Como você se vende? O que faz você levantar para trabalhar todos os dias (além das contas para pagar)?

Estas perguntas de autoconhecimento são essenciais para

Existem diversas ferramentas disponíveis para te ajudar a encontrar respostas para estas perguntas. Abaixo selecionei algumas que são fáceis de acessar, gratuitas na maioria, e que não precisam de nenhum especialistas como intermediário.

Feedback 360º

O processo de avaliações 360o é fundamental para ter um retorno construtivo das pessoas com quem você interage diariamente ou já interagiu em momentos profissionais passados ou específicos.

A ideia é enviar, para um grupo de pessoas, perguntas sobre suas competências, entendendo assim seus diferencias, suas forças e oportunidades de desenvolvimento.

Sugiro enviar estas perguntas para uma lista de 8-15 pessoas do seu âmbito profissional e pessoal, que você tenha tido interação significativa, podendo envolver:

  • gestores/líderes
  • liderados
  • pares
  • clientes e/ou stakeholders;
  • Familiares e/ou amigos

Dica: que tal incluir seus filhos neste processo? Pode ser interessante e muito construtivo ver o que eles tem para falar de você.

Nas perguntas tente ser específica (o) para gerar respostas mais assertivas e úteis. Faça perguntas objetivas e abertas como:

  • quais são meus pontos fortes?
  • qual é meu diferencial?
  • o que devo começar a fazer que ainda não faço?
  • o que devo parar de fazer?

As perguntas podem ser enviadas por email, WhatsApp, SurveyMonkey ou até mesmo Google Forms.

Antes de enviar as perguntas, faça uma breve introdução explicando sobre a avaliacao 360o e a importância para seu desenvolvimento e deixe claro o prazo para resposta. Um dia antes do final do prazo, relembre aqueles que ainda não responderam. Agradeça a participação.

Por fim, faça um compilado das respostas para melhor visualizar seus pontos fortes e pontos a desenvolver. Trace um plano de ação para o que for relevante para seu desenvolvimento de carreira.

Âncoras de carreira

Na década de 70, Edgar Schein, ex-professor do MIT Sloan School of Management, desenvolveu a teoria das âncoras de carreira possibilitando o entendimento de quais são nossos motivadores e engajadores de carreira.

O teste foi desenvolvido a partir de uma série de entrevistas feitas a respeito de interesses escolares e profissionais, agrupando os interesses dos entrevistados em oito eixos principais:

Autonomia;

  • Segurança;
  • Competência técnico-funcional;
  • Competência administrativa geral;
  • Criatividade empreendedora;
  • Dedicação a uma causa;
  • Desafio puro;
  • Estilo de vida.

Identificar suas âncoras o ajudará a reconhecer quais são seus principais motivadores no âmbito profissional e, partir daí, tomar decisões conscientes em relação a movimentações de carreira.

O teste pode ser feito online e é gratuito. Você o encontrará no seguintes sites:

https://www.roberthalf.com.br/blog/carreira/teste-ancoras-de-carreira

https://agoraentert.com.br/insights/test/teste-ancoras-de-carreira/

https://mydirection.com.br/ancora-de-carreira/

Strenght Finder

O StrengthsFinder é uma avaliação pessoal que ajuda o entendimento dos seus talentos e otimiza o seu potencial. O teste foi criado em 1998 pelo psicólogo Dr. Donald O. Clifton (1925-2003) e mais tarde (2015) veio a chamar-se CliftonStrengths em sua homenagem.

Este processo consiste em uma avaliação online com 177 declarações pareadas onde deve-se escolher a afirmação que melhor te define.

O teste é pago e em inglês, mas super fácil de acessar via site da Gallup, consultoria estratégica que possui a licença.

https://www.gallup.com/cliftonstrengths/en/home.aspx

SCARF

O Modelo SCARF foi desenvolvido em 2008 pelo David Rock, referência no tema Neurociência. O modelo foi baseado em uma pesquisa sobre reações físicas do cérebro em situações de sobrevivência. Reações emocionalmente fortes em ambientes sociais são respostas primitivas naturais do corpo humano, que precisam ser compreendidas e interpretadas para serem administradas da melhor forma.

Este assessment é bastante indicado para gestão de equipe, mas também pode ser uma ferramenta poderosa no seu autoconhecimento. O objetivo é criar mais conforto com os gatilhos de incerteza e saber que existem formas de você aprender a lidar com ela.

Os gatilhos de ameaça ou recompensa são resumidos em 5 grandes grupos: status (Status), certeza (Certainty), autonomia (Autonomy), parentesco (Relatedness) e justiça (Fairness). Nunca temos apenas um gatilho, mas sempre temos um principal que acaba se destacando mais do que outros.

Para cada gatilho vale a pena refletir:

  • o que aconteceu para fazer você se sentir ameaçado?
  • o que você precisa para se sentir melhor?
  • o que você pode fazer para garantir que se sinta mais confortável nestas situações?

O teste poder ser realizado no link abaixo e é gratuito.

http://neuroleadership.com/research/tools/nli-scarfassessment/

 

Entender melhor qual é seu produto é a melhor forma de vendê-lo. E você é seu produto. Invista um tempo em seu autoconhecimento. Com certeza, estes exercícios propostos te trarão reflexões importantes que irão te ajudar na trajetória de construção da sua carreira e também no processo de recolocação.

Para mais informações e suporte no processo de autoconhecimento, desenvolvimento de carreira e recolocação acesse o site www.maesatuantes.com.br ou nossas redes sociais no instagram “@maesatuantes” e linkedin “maesatuantes”.

 

Elisa C. Walker

Skip to content