Vamos começar falando das características do Líder Improdutivo, ou seja, do que não fazer.

Na imensa maioria das vezes o Líder Improdutivo faz gestão por Micro Gerenciamento; É arrogante e chefia pelo ego; Não reconhece os resultados alcançados;  Não dá instruções claras sobre os projetos e tarefas; Quase sempre não aponta a direção; Não estabelece indicadores de desempenho e se o faz a meta não é SMART (específica, mensurável, atingível, relevante e temporal); Não avalia o desempenho da equipe; Não dá feedbacks; Não planeja, mas controla com mão de ferro o que está sendo feito; e faz mudanças constantes de prioridade.

Se você se identifica com estas características, você precisa se repensar.

Aproveite o momento que estamos vivendo para rever seus conceitos, mudar algumas atitudes e experimentar o novo. Avalie, e se for o caso, aproveite para se reinventar.

 

Características do Líder Produtivo

Busca extrair o melhor da equipe, dá autonomia e tem um sistema de execução que gera equilíbrio compartilhando conhecimento entre todos, com comunicação em tempo real.

O Líder Produtivo delega com responsabilidade e apoia sua equipe no atingimento da estratégia e dos objetivos definidos e compartilhados de forma clara. Sabe aproveitar o melhor de sua experiência profissional e dos demais envolvidos, e raramente atua na base da tentativa e erro.

Utiliza-se das ferramentas de planejamento, gestão e liderança, nem sempre, e também não é necessário, mas muitas vezes tem formação “formal” sobre os assuntos.

Alguns se orientam com mentores, ou seja, consultam profissionais mais experientes que podem contribuir para melhorar a sua produtividade pessoal e profissional, ajudando-os a evoluir e se tornarem um Líder ainda mais produtivo.  Essa é outra grande qualidade dos líderes: saber ouvir.

Pense que tipo de Líder você quer ser.

“Como o time interage importa mais do que quem está no time. A forma como você lidera e as suas contribuições é o que fazem a diferença para sua Equipe e seus Clientes”.

Díogenes Lima.

Skip to content