Muitas mulheres ficam em dúvida se voltam para o mercado de trabalho após a licença maternidade. Quase 50% delas não voltam. O projeto carreira muitas vezes fica congelado quando se tem tantos outros pratinhos para manter no ar. E o que fazer quando se decide voltar após um tempo fora?

O importante é desenvolver uma boa estratégia de retorno ao mercado, se mantendo atualizada, conectada e flexível a novas possibilidades.

Algumas dicas importantes:

– Crie uma estratégia. Comece respondendo perguntas como: Que tipo de posições estou procurando? Em quais segmentos? Quais são meus pontos fortes? O que preciso fazer para me atualizar? Entenda onde você está agora e onde quer chegar. Trace um plano para percorrer este caminho.

– Busque atualizações. Existem diversos cursos presenciais ou online que podem ajudar a entender o que tem de novidade no mercado e fazer suas engrenagens voltarem a funcionar. Cursos também são ótimos ambientes para networking.

– Reative sua rede. Marcar uma conversa, um cafézinho (mesmo que virtual) são ótimas ações para se reconectar, entender como o mercado está e contar um pouco do seu momento de vida.

– Revise CV e Linkedin. No Linkedin faça parte de grupos de seu interesse, siga pessoas que te inspire.

– Desenhe e treine seu “pitch” pessoal para se comunicar de forma efetiva. Entregar a mensagem certa com boa energia faz toda a diferença durante networking, entrevistas, emails. Para a outra pessoa entender suas potencialidades, objetivos e expectativas é preciso saber se vender.

A maioria das recolocações levam de 6 meses a 1 ano, dependendo muito da posição procurada e do momento do mercado. Tenha paciência. O importante, acima de tudo, é curtir todo  o processo e enxergar o retorno ao mercado como um reencontro gostoso com o seu “eu profissional”.

 

Elisa C. Walker

Skip to content